domingo, 4 de maio de 2014

Capacete aberto ou fechado?

Antes de mais nada, nem preciso explicar a vocês que essa comparação vem de um motoqueiro iniciante, e é bastante provável que eu faça uma nova comparação no futuro, quando eu for mais experiente.
Sem contar que essa é a minha opinião, e motoqueiros mais experientes podem não concordar e até esclarecer as coisas bem melhor do que eu. Para tal, deixem seus comentários e compartilhem sua experiência com nós, os novatos, ok?

De qualquer maneira, a intenção é orientar outros motoqueiros novos a escolher um capacete, e ter uma noção da diferença entre um capacete aberto e fechado.
Não faz muito tempo que o amigo de um vizinho aqui do prédio estava pedindo opiniões sobre capacetes no Facebook, e eu me dei de presente antecipado de aniversário um capacete aberto, com um aspecto mais retrô, já que eu gosto de motos custom e este capacete combina mais com esse tipo de moto, na minha visão.

Meu primeiro contato com um capacete foi quando eu era criança e andava de moto com meu pai. Depois, quando já era adolescente, comecei a ajudá-lo em seu trabalho, e então andávamos bastante de moto, pela praticidade e economia, sem falar do trânsito que conseguíamos evitar.
Eu não me lembro ao certo quais eram as leis naquela época, mas tudo era mais simples, não sei nem se havia necessidade de os capacetes terem a certificação do Inmetro ou algum outro órgão regulamentador, mas me lembro de que o capacete era aberto no queixo, e não tenho certeza, mas acho que não tinha viseira.

Desde então, meu único contato com um capacete foi quando comprei a moto. Na verdade, fiquei tão animado com a idéia de comprar a moto que quase me esqueci de comprar um capacete. E quando pedi ao meu sogro para que me levasse até a casa do ex dono da moto, ele me lembrou de comprar um.
Então, antes de ir buscar a moto, passei em uma concessionária de motos do lado de casa, onde também vendem equipamentos, e comprei um capacete simples, embora bem feito e resistente.
O rapaz da concessionária me explicou que, para iniciantes, ele achava que o capacete fechado era melhor e mais seguro.
Mesmo assim eu experimentei os dois, mas no final das contas me senti mais seguro com o fechado mesmo. Minha conclusão foi que, sendo o capacete o único item obrigatório para poder pilotar, achei que seria mais seguro estar com a cabeça inteira protegida.

Quando fui buscar a moto, o ex dono me deu um monte de dicas valiosíssimas, inclusive sobre capacete.
Ele me ensinou que há capacetes bons em torno de 200 a 300 reais, e que ele gostava dos capacetes que possuiam viseira interna fumê, como era o dele, que podia ser acionada quando houvesse necessidade de proteger os olhos do sol, ao invés de andar com óculos escuros, ou ser pêgo desprevenido sem eles. Ele também me orientou a comprar um capacete claro ou colorido, para facilitar com que os motoristas me vissem na rua.
Somando tudo o que aprendi, fui na rua General Osório em busca de um capacete definitivo, e me concentrei nas seguintes especificações:

  • Capacete todo fechado com queixeira fixa
  • Viseira interna fumê
  • Viseira resistente 
  • Narigueira



Após pesquisar algumas lojas, decidi ficar com um que atendesse a esses requisitos, e fiquei bastante satisfeito com ele, e deixei o outro capacete para a minha esposa.
Quando já se não é mais tão iniciante em andar de moto, você começa a reparar nos outros motoqueiros e suas motos, nos equipamentos e estilo de pilotagem. Isso tem me ajudado bastante em aprender novas técnicas de pilotagem, e também no que não fazer!

Percebi que o uso de capacetes fechados e abertos pelos motoqueiros acaba sendo bem variada, sendo que uns 60% dlees usa o capacete fechado. Muitos deles usam o modelo apelidado de Robocop (veja a sua foto abaixo), que tem a queixeira fixa na viseira, e quando você levanta a viseira, o queixo fica exposto. O curioso é que a maioria esmagadora dos motoqueiros anda com a viseira levantada, ou seja, os que usam capacete Robocop acabam ficando como se estivessem com capacetes abertos.


Como tenho preferência pelo capacete aberto devido a estética, mas acho o fechado muito mais seguro, pensei que seria uma boa idéia ter o aberto para passeios curtos nos finais de semana, e nas viagens pela 23 de Maio durante a semana eu continuaria usando o fechado.
Então, na Sexta-feira dia 2 de Maio fui dar uma volta pela rua General Osório para ver equipamentos e peças, e também precisava comprar lubrificante da corrente, pois o meu havia acabado (a orientação do mecânico foi para que eu lubrificasse as correntes a cada duas semanas ou quando chovesse demais na moto).

Estacionei a moto na frente de uma loja, onde eu havia comprado a capa do tanque, e como eles vendem muitos itens para o estilo custom, entrei para ver os capacetes.
O que eu mais gostei estava pouco mais de 200 reais, então fui dar uma pesquisada em outras lojas um valor mais em conta e melhores condições de pagamento.
No final, consegui comprar o capacete que eu queria por um preço menor e parcelado no cartão em 3 vezes. Precisava apenas de um pretexto, já que não estou precisando de nenhum equipamento no momento. Como meu aniversário é o mês que vem, comprei-o ô!



Voltei da General Osório com o capacete novo, e o fechado preso no sissy bar com a trava.
No começo foi bem estranho, pois ele não encaixa na cabeça tão bem quanto o fechado, e a viseira ficou bem na altura dos meus olhos, o que me incomodou muito.
Quando atingi uns 50 kms/hora senti muito vento nos olhos, e comecei a me arrepender de ter gasto dinheiro com aquilo. Acabou que eu fiquei intrigado, pois vejo muita gente com um capacete com aquele e pensei: "Caramba, como conseguem andar tão sossegados com um treco desses? Meus olhos estão lacrimejando!".

A cada parada no semáforo eu tentava encaixá-lo melhor na cabeça, e endireitá-lo melhor, até perceber que estava o colocando errado. A frente tinha que ficar mais para baixo, e assim a viseira ficou certinha. Meus olhos ficaram protegidos e o vento não incomodou mais. A única coisa era que agora eu precisava ficar com a boca fechada, pois não estava mais protegida.

A partir dali comecei a curtir mais o capacete!
Outra coisa que eu achei bem legal, é que sem a queixeira o meu campo de visão ficou bem maior, pois eu conseguia enxergar o painel da moto e tudo que estava abaixo do guidão com mais clareza. Acho que até a confiança na pilotagem ficou um pouco melhor, porque eu conseguia enxergar mais. Era quase como se eu estivesse sem capacete, no que diz respeito a visibilidade.

Hoje, fui deixar a moto pronta para a semana, enxi o tanque, calibrei os pneus e lubrifiquei a corrente. Mas antes, fui dar uma volta com o capacete novo, claro!
Eu ainda estou pegando o jeito de endireitá-lo na cabeça, mas como já aprendi a posição vertical dele, e como a viseira deve ficar na altura dos olhos, o resto foi tranquilo.
A única coisa que inevitavelmete incomoda é o vento, exclusivamente quando está ventando, independente da velocidade da moto, pois o vento gerado pela velocidade não está atrapalhando.
Fui dirigindo em direção à Avenida Paulista e estava ventando contra mim, então foi um pouco chatinho. Mas no caminho de volta estava ok, e o caminho que fiz por Moema (andar de moto é tão legal que eu passei reto de casa hehe) também não tive problemas com o vento.

Outra diferença que percebi é que a audição também fica melhor, mesmo os ouvidos estando protegidos com a espuma lateral, e o olfato também fica mais aguçado, evidenteente, já que não tem mais a queixeira e a narigueira no caminho.

A minha conclusão, nesse momento pelo menos, é manter esse capacete para passeios em baixa velocidade e trajetos curtos, e continuar usando o fechado para ir trabalhar, fazendo o caminho mais comprido e em velocidade um pouco maior.
Existem outros fatores além da proteção do rosto e queixo com o capacete fechado. Por exemplo, um fragmento ou uma pedrinha podem voar no meu rosto, ou um carro poderia passar em uma poça d'água que poderia entrar no meu nariz ou na boca, sem falar do pó ou fumaça que as vezes vêm diretamente na minha cara, e a viseira do capacete fechado protege o rosto muito bem nessa ocasião.
Acredito que eu poderia ter machucado o rosto ou engasgado com a fumaça e o pó de caminhões se estivesse com o capacete aberto.

Enfim, talvez não seja assim tão ruim, já que tanta gente usa esses capacetes, mas não acho que eu esteja preparado, nem acho que valha o risco sair por aí com o capacete aberto o tempo todo, pelo menos enquanto eu for inexperiente e não souber todos os riscos dos quais eu devo me prevenir.

De qualquer maneira, vale lembrar que capacetes abertos são proibidos na estrada, e não importa qual a sua preferência ou estilo, você terá que usar um capacete completamente fechado e com a viseira abaixada caso queira viajar com a sua moto sem tomar uma multa.
Já na cidade, se a sua viagem for tranquila e em baixa velocidade, pode ser uma experiência agradável usar o capacete aberto. E por tranquila eu quero dizer, sem caminhões, sem poeira, sem chuva, sem frio e sem ventos fortes, a menos que você seja experiente e saiba bem o que está fazendo.

Boa semana a todos!

14 comentários:

  1. Bacana a reportagem cara! Boa sorte com a moto! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Anônimo. Obrigado, e um abraço pra vc tbm!

      Excluir
    2. legal gostei ótima análise PARABÉNS

      Excluir
  2. Obrigado, Senhora!
    Faz um tempo que eu não escrevo aqui, pois estou postando algumas coisas na página do facebook e no Youtube.
    Você pode ver os vídeos aqui: https://www.youtube.com/channel/UCMWquLyshQxqUi0UoLDshRQ

    A página do Facebook aqui: https://www.facebook.com/diariodomotoqueiro

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, adorei estava em duvida para comprar o capacete, graças a sua analise vou optar pela segurança do fechado, (mentira vou pegar o escamoteável, e andar com ele aberto heheheheheh) eu sei é perigoso e contra lei como você disse o campo de visão aumenta, acho mais seguro, mas adorei o blog.

    ResponderExcluir
  4. Se estiver óculos de proteção não é proibido. mas capacete escamoteável ou aberto sempre é menos a segurança. Em um acidente creio se a pancada com o queixo possa quebrar as travas do escamoteável isto ainda se tiver a sorte de estar fechado!!!

    ResponderExcluir
  5. Pela experiência o capacete aberto não é RECOMENDADO para a estrada, porém não há regulamentação de trânsito para tal, de modo que à luz do CBT não existe diferença entre equipamento de estrada e uso urbano.O que existe e é proibido independente do uso urbano ou estradeiro é a ausência de viseira ou óculos de proteção específico. Isto é realmente passível de multa, assim como estar com a viseira levantada com a moto em movimento, o que só permitido quando se está parado.

    ResponderExcluir
  6. Uma boa dica é comprar uma belaclava que protege do vento, pó, frio etc. Adorei todas as dicas :D

    ResponderExcluir
  7. Sempre achei o aberto mais bonito, mas por questão de seguranca fico com o fechado. E tem a questão do clima, quando está frio e garoando qualquer ventinho que entra é ruim .

    ResponderExcluir
  8. Agradeço pela postagem cara. Estou de olho na Haojue Chopper 150 que será lançada agora dia 10/04, e após checar moto, seguro, e jaquete, seu post sobre capacete foi bem esclarecedor. Valeu :]

    ResponderExcluir
  9. Que bacana! Tenho um capacete desse mesmo.. estou no caminho inverso.. agora tenho dúvidas sobre um capacete fechado.

    ResponderExcluir
  10. eu vou ganhar a minha primeira motinha pra ir a faculdade que fica a 3.2 km de casa, quero um aberto mesmo, a moto sera uma scooter jonny, acho que combina mais. :)

    ResponderExcluir
  11. Eu curto muito os abertos, principalmente os estilos old school meio foscos e tai... mas só uso na cidade, geralmente durante o dia no verão, quase todo ano por aqui. Fechado, o lance é usar o maximo possivel, dai logo pega o jeito e fica de boa. Hoje em dia, acho que ja vai para umas duas semanas que nao uso o aberto, ate porque eu troquei a moto, para trajetos mais curtos, pela bike. E era exatamente nesses trajetos que eu usava o aberto.

    ResponderExcluir
  12. parabéns bela publicação.

    ResponderExcluir